Conheça mais o estilo Fine Art Fantasy
Compartilhe
A fotografia é um mundo de coisas, existe fotografia de todos os estilos e o estilo que eu amo e faço em muitas fotografias é o estilo Fine Art.. E o que seria o estilo Fine Art?
Fine Art também serve para designar um processo de impressão de fotografia, desenhos, artes digitais e pinturas. O processo consiste principalmente na dispersão de pigmento mineral em papéis de fibra de algodão, alfacelulose, telas e outros, sendo usado equipamentos de ultima geração com a preocupação da durabilidade da impressão. Algumas impressões podem ter a permanência por exemplo de 250 anos ou mais.
Como podemos ver, a impressão fine art se preocupa bastante na durabilidade da arte impressa e a qualidade das cores, honrando as cores da imagem que será impressa.
A fotografia Fine Art, nada mais é do que um trabalho artístico, na qual o fotógrafo tenta transmitir um tipo de sentimento, muita das vezes fantasioso, na qual muitos usam produções e dições para acrescentar no cenário fotografado, e esse trabalho não é feito para alguém da forma que essa pessoa quer! (HÃ?) Esse trabalho pode e é vendável, porém,, é diferente dos ensaios fotográficos comuns. . No estilo Fine Art, o fotógrafo coloca seus sentimentos em cima daquele trabalho e tenta transmiti-lo a partir de suas fotografias, o que pode ser ou não de agrado de muitos.
Antigamente, a fotografia fine art era denominada apenas para fotógrafos que faziam as fotos sem nenhum tipo de vínculo comercial, hoje, já vemos muitos fotógrafos que utilizam da fotografia fine art para realizar ensaios fotográficos como de gestantes, ensaios infantis, casais etc.
A Europa é o local onde a fotografia Fine Art Fantasy tomou destaque, existem muitos fotógrafos impressionantes que utilizam os temas da fantasia para poder compor a sua fotografia. Muitos são ligados a Era Vitoriana, medieval, terror, conto de fadas etc, como é o caso da Brooke Shaden, Annie Mitova, Rebeca Saray,Laura Helena, Anita Anti,Kirsty Mitchell , AU-Contraire e entre outras.
Nem toda fotografia com o intuito de ser Fine Art tem o processo terminado no local que foi feita. Muitos fotógrafos (eu me incluo nisso \o ) terminam os seus processos com a utilização de programas de edição de imagens para finalizar o seu trabalho.
Não existe um manual de instruções para a Fotografia Fine Art, você pode perceber que cada um dos fotógrafos citados, possuem um estilo único, onde cada um pode criar o seu. E o ramo dos trabalhos deles são voltados para revistas, exposições e ensaios fotográficos.
Aqui no Brasil, o tema é pouco abordado e conhecido, principalmente no Rio de Janeiro, mas hoje, já existem alguns poucos fotógrafos arrasadores também que fazem esse tipo de trabalho.